Jon Fath lidera fintech Rauva para tornar o empreendedorismo facilmente acessível a todos

Lisboa, 11 de julho de 2023
Com a missão de tornar o empreendedorismo facilmente acessível a todos, Jon Fath cofundou e lidera a Rauva, a primeira super-app portuguesa destinada a pequenas e médias empresas (PMEs), que permite realizar pagamentos, emitir cartões de débito físicos e digitais, enviar e seguir faturas certificadas em conformidade com a Autoridade Tributária e acompanhar e registar as despesas das empresas, numa conta 100% digital.
Depois de trabalhar e viver em mais de 20 países, tendo-se especializado em negócios de blockchain, IA e fintech, Jon Fath escolheu Portugal para criar a Rauva, uma solução focada em pequenas e médias empresas para melhorar a sua eficiência e eficácia, libertando-lhes tempo que de outra forma seria gasto em tarefas administrativas e processos burocráticos.
“Escolhemos Portugal porque existem 1,6 milhões de PMEs e freelancers que não têm soluções adaptadas à sua atividade, embora representem 99,9% do tecido económico. São estas pessoas que podemos apoiar no seu caminho para o sucesso - participando, consequentemente, no crescimento da economia nacional e do ecossistema tecnológico”, afirmou Jon Fath, destacando que se espera que este segmento dos negócios contribua com 73 milhões de euros para a economia até 2025.
Após uma carreira internacional de fusões e aquisições, Jon Fath iniciou o seu percurso como empresário no setor da Tecnologia, tendo fundado a Equivvy, a primeira plataforma de aluguer e partilha de equipamentos B2B. Além de presidir a expansão internacional da Transmetrics, principal plataforma de Inteligência Artificial (IA) dedicada à logística, onde foi anteriormente CEO, Jon foi recentemente COO do bunq, um dos maiores bancos digitais da Europa, contribuindo ativamente para o fecho da maior ronda de financiamento da série A na história das fintech na Europa. O CEO da Rauva é também membro do Conselho de Administração da FANA, uma iniciativa de fintech em blockchain para caridade.
Fundada em 2022 por Jon Fath e Sam Mizrahi, a Rauva já se destacou no setor Fintech, tendo sido selecionada para participar no programa Portugal Finlab, organizado pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), e reconhecida como uma das empresas emergentes pelo "Portugal Fintech Report 2022". Mais recentemente, foi selecionada para integrar a segunda edição do Scale Up Program da Unicorn Factory Lisboa.